Ensaio sobre o instinto

Peço escusa ao leitor que não se incomode com os sulcos da página. São de palavras deveras antigas escritas na folha anterior deste bloco de gerações.

Venho num momento de desconsolo discorrer sobre essa fonte de desentendimento entre o homem e si mesmo. Este insulto à razão, esta autodiscussão infundada, esta ininterrupta e interna fábrica de discordâncias que é o instinto. Ah! Como toca o fundo do ser, como faz tremer o mais inexorável dos homens, como nos corrói!

Perdoe os borrões e inconstâncias na escrita, leitor; atenho-me a culpar o papel. O grafite escorrega às concavidades deixadas como um carbono em minha folha, não há nada que eu possa fazer a respeito.

De volta às constatações, que lhe vinha a dizer de tal forma que… ah! Sim… Mas que força se faz do instinto sobre o homem. E seus meios, leitor, são baseados nas maiores torturas empregáveis a um ser. A falta de ação, o embaraço, o arrependimento. Eis a automutilação por não estar em correspondência direta com o sistema endócrino. Tantos biossinalizadores e nós aqui, prostrados à vigência social, à empresa privada das relações, aos uniformes!

Estes sulcos fazem-me irritado. Quero evitá-los mas estou a ponto de desistir e deixar-lhes guiar o lápis. Que deselegante!

Concluo, leitor, que a maior prova de amor é o instinto. Somos polígamos, ora, filóginos. Mostrar-nos avessos a ele é o maior apreço à condição de amantes que podemos manifestar. Eis a essência de se poder dizer capaz de controlar seus instintos! Ode à mulher.

 

De post scriptum coloco novamente escusas pelas ranhuras que dominam a folha. Devo destacar que enfadar-se é inútil, já que as próximas folhas do bloco devem ter ainda mais irregularidades a escapar.
Devo também trocar este título para Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre o homem e o homem. Não vem ao caso, este é só um bloco velho.

© Lucas Gobatti

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s