ad nauseam

A parede tem forma própria. Relevos, sulcos, ranhuras, picos. É formada e deformada constantemente, do âmago do ser. Foi feita à prova de som. As ondas que nela batem —independentemente de que ondas— batem e se deformam: adquirem o desenho da parede e voltam carregando seu formato. Levam seus picos e vales, suas impressões, de volta ao mundo.
Ondas fortes voltam fortes, reverberam, moldam no ar. Ondas leves talvez nem voltem, refletem de pouco, timidamente. À prova de som.

Fiquei me perguntando o que poderia mudar uma opinião. Falemos do ser humano orgulhoso.
Pensa-se que mudar uma opinião possa ser possível através do grito, da força; falar tão alto que suas ondas deformam paredes e nelas modelam sua expressão. Pensa-se que mudar uma opinião possa ser possível através da repetição, da insistência; repetir ad nauseam o que já se mostrou desgastado. Ora, o homem tende a se defender em ocasiões como estas. Muito antes da sensatez vem o orgulho: gera-se, portanto, ondas de argumentações infindáveis sem que alguma tenha o poder de remodelar parede. Tudo se enrijece e impede qualquer tentativa de mudança.
Nesse caso, o cerne da mudança de opinião está na capacidade de provocar reflexão. Reais mudanças de opinião partem da capacidade de perceber que algo deve ser mudado, atribuindo-se esta capacidade de percepção a ninguém que o próprio orgulhoso. Vinda esta constatação de outrem, paredes se enrijecem.

Miraram as ondas para o ambiente. O meio inerte reverberou; ecos e ecos vindos de todos os lados. Foi assim que se ouviu um leve tilintar e viu-se sua parede mudar de forma. Reflexão… à prova de som?

© Lucas Gobatti

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s